18 / jan / 2019

10 praias de Santa Catarina que você precisa conhecer

Um dos estados com as mais belas praias do Brasil, Santa Catarina reúne belezas naturais e cenários paradisíacos para quem deseja aproveitar as férias no melhor estilo. Todo ano, milhares de turistas escolhem o litoral catarinense como o local para curtir o verão e conhecer as famosas praias do estado.

E tem opções para todos os gostos: desde praias calmas, com poucas ondas, até praias mais agitadas e com boas ondas para quem curte surfar. As águas das praias de Santa Catarina é outro diferencial. Com águas límpidas e cristalinas, fica fácil entender porque o litoral do estado é tão procurado.

Para te ajudar a escolher o destino ideal, separamos uma lista com as 10 melhores praias do estado. Confira!

1 Guarda do Embaú – Palhoça

Com uma natureza exuberante ao redor, a Guarda do Embaú está localizada no município de Palhoça, bem perto de Florianópolis. O local é extremamente calmo e há apenas 400 moradores fixos no balneário.

É uma excelente opção para passear com a família, mas você também encontrará surfistas que aproveitam as ondas locais. Além da praia paradisíaca, a Guarda também é o local perfeito para a prática de trilhas e caminhadas.

2 Ilha do Campeche – Florianópolis

Localizada em Florianópolis, a ilha do Campeche faz parte de uma área de reserva ambiental e é o destino perfeito para quem busca tranquilidade e uma bela praia para aproveitar o dia. Com águas cristalinas, o local ainda conta com trilhas que proporcionam vista de tirar o fôlego.

O acesso à ilha é feito somente por barcos, mas o esforço vale a pena. A travessia é tranquila e, ao chegar na ilha, você encontrará um verdadeiro paraíso. Não é à toa que a beleza da Ilha do Campeche fez com que ela levasse o nome de Caribe Catarinense.

3 Praia do Rosa – Imbituba

Destino muito buscado por surfistas, a Praia do Rosa é cercada por costões e morros de mata nativa, que dão um charme a mais ao local. São apenas 2 km de extensão, mas a areia branca e fina e as águas límpidas merecem a visita.

Um dos diferenciais do local é uma lagoa bem no meio da praia, ideal para as crianças se divertirem. No verão, ainda é possível avistar a migração das baleias, que atrai centenas de turistas para a região.

4 Praia da Sepultura – Bombinhas

Pequena e com uma enseada de cor esmeralda, a Praia da Sepultura, localizada no município de Bombinhas, é o destino ideal para levar a família. O mar possui ondas bem calmas e na água cristalina é possível avistar peixinhos que nadam bem próximos aos turistas.

Quem não gosta de água gelada, não precisa se preocupar. As águas da Praia da Sepultura estão em uma temperatura sempre morna, perfeito para dar um mergulho ou tomar um banho de mar bem demorado.

5 Praia da Ferrugem – Garopaba

Com mar cristalino, dunas, pedras e um cenário paradisíaco, a Praia da Ferrugem está localizada no pequeno município de Garopaba. A praia é uma boa opção para quem deseja surfar, mas muitas famílias também vão para lá aproveitar as belezas naturais.

O local ainda conta com piscinas naturais e com um morro próprio para trilha e que garante um visual espetacular. Quem curte viajar com amigos vai encontrar o cenário perfeito para aproveitar dias de sol.

6 Praia Mole – Florianópolis

Um dos destinos mais bombados da capital catarinense, a Praia Mole é um point de encontro de jovens e surfistas. Com ondas fortes e águas cristalinas, o local é uma boa opção para curtir com os amigos.

Durante à noite, ainda é possível aproveitar luais alternativos e até mesmo balada, com muita gente bonita e descolada. Ao lado da Praia Mole, está localizada a Praia da Galheta, uma praia de naturismo muito procurada pelo público LGBT.

7 Lagoinha do Leste – Florianópolis

Não adianta, a capital de Santa Catarina concentra as melhores praias do estado. Localizada na costa sudeste da ilha, a Lagoinha do Leste é uma boa opção para quem curte natureza e lugares mais selvagens, já que a região é cercada por mata e muito verde.

As águas são bem agitadas, mas a visita vale a pena por toda a exuberância que o local proporciona. Para quem quer mais calma, há uma lagoa que quase toca o mar, que também pode ser usada para banho.

8 Estaleirinho – Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é um dos destinos mais procurados do estado por conta da badalação e de suas belas praias. Mas para quem deseja curtir com tranquilidade, nossa dica é a Praia do Estaleiro.

A praia é uma das mais famosas da cidade e conta com uma natureza exuberante ao redor. O mar é bem calmo e mais parece uma piscina natural de águas cristalinas. Quem for curtir com a família, não vai se arrepender!

9 Jurerê Internacional – Florianópolis

Destino buscado por turistas do Brasil e do mundo, Jurerê Internacional fica localizada na parte norte da ilha. As águas são cristalinas e as ondas são bem calmas, o que torna o local próprio para levar a família.

Mas o local é conhecido por ser um point jovem e de muita gente bonita. Para quem curte badalação, as noites de Jurerê são recheadas de baladas e bares, perfeito para quem não abre mão de agito.

10 Praia da Joaquina – Florianópolis

Com grandes dunas de areia e águas cristalinas, a Praia da Joaquina não poderia ficar de fora dessa lista. O local é perfeito para a prática de surfe, mas também pode ser aproveitado por famílias que buscam uma praia com um belo visual.

Há um aglomerado de rochas na porção oeste da praia, ideal para aproveitar a bela vista do local. E quem acordar cedinho, vai poder desfrutar de um belo nascer do sol, considerado único para muitas pessoas.

E aí, que tal reunir a família ou os amigos para aproveitar as belas praias o litoral catarinense? Garantimos que a experiência será inesquecível!

Fontes: Litoral de Santa Catarina, Buenas Dicas, e Guia Viagens Brasil.