10 / ago / 2018

10 ótimos rótulos para esquentar o seu inverno

Goste ou não do frio, tem um assunto que sempre faz o maior sucesso no inverno: vinhos! As temperaturas mais baixas têm tudo a ver com um bom rótulo degustado na companhia da família, dos amigos e até sozinho. A variedade de paladares, aromas e texturas torna o vinho o companheiro perfeito para deliciosas refeições, harmonizando sabores e ajudando a marcar momentos realmente inesquecíveis.

A escolha do vinho ideal para o inverno é uma questão de harmonização. Isso porque escolhemos nossos alimentos de acordo com o clima, que no frio tendem a ser mais calóricos e gordurosos.

Se só de imaginar você já começou a ficar com água na boca e planejar um belo jantar, prepare-se: nesse texto, vamos indicar dez ótimos rótulos de vinho para esquentar suas noites de inverno. Então já comece a separar um espaço na sua adega e a definir o cardápio, pois a nossa dica é que você deguste nossas sugestões assim que tiver a chance.

1. Maycas Del Limarí Syrah – Valle del Limarí, Chile

Um chileno com ótima relação custo/benefício, este Syrah apresenta um teor mais encorpado e frutado. Como passa por 18 anos em barris de carvalho francês, apresenta notas amadeiradas, além de uma leve lembrança de especiarias. Outro destaque positivo nesse rótulo é a sua mineiralidade.
Combina com: pratos fortes, como frango ao molho pardo e filet au poivre.

2. Cadus Malbec 2009 – Mendoza, Argentina

Um rótulo que deve agradar em cheio os apreciadores de um bom Malbec. Produzido na Argentina, onde fica estagiando por dois anos em carvalho francês, esse vinho traz boa acidez e taninos finos, com algumas notas olfativas como baunilha e cereja. Antes de servir, deixe decantar por uma hora.
Combina com: pratos à base de carne vermelha e queijos curados.

3. Warre’s Porto Warrior Reserve – Douro, Portugal

Todo bom apreciador de vinhos tem um lugar no paladar reservado para os Portos. Por isso, escolhemos uma boa opção para servir como aperitivo ou fechar aquela refeição sensacional com chave de ouro. Esse produzido pela Warre’s é uma opção bastante robusta, que apresenta notas aromáticas intensas de especiarias picantes e oferece um final complexo.
Combina com: queijos curados e azuis, sobremesas à base de chocolate amargo e frutas vermelhas.

4. Trivento Chardonnay Reserva 2014 – Mendoza, Argentina

Para os apreciadores de um bom vinho branco, trazemos essa excelente sugestão que merece ser devidamente degustada. Sua fermentação é feita em aço inox e carvalho francês, o que o torna muito indicado para harmonizações mais complexas e ingredientes difíceis, como o ovo. É um rótulo que se destaca pelo seu frescor.
Combina com: massas leves, como espaguete à carbonara.

5. Guatambu Rastro dos Pampas Tannat – Campanha Gaúcha, Brasil

Nossa lista não estaria completa sem um bom representante de terras brasileiras. Este Tannat é um dos grandes destaques da região da Campanha Gaúcha, muito graças à sua boa combinação de acidez equilibrada e taninos de qualidade. Apreciadores de vinho tinto precisam conhecer essa verdadeira joia nacional.
Combina com: grelhados com gordura, como costela ou bife de chorizo.

6. Amancaya Malbec-Cabernet Sauvignon 2011 – Mendoza, Argentina

Mais um ótimo argentino na lista, esse com um detalhe que deve agradar os apreciadores dos vinhos mais fortes: os 15% de teor alcoólico. É um rótulo bastante elegante, que chama a atenção pelo seu aroma sofisticado e complexo, além de ser bastante equilibrado.
Combina com: carnes, massas e molhos marcantes.

7. La Vendimia 2012 Palácio Remondo – Rioja, Espanha

Se você está procurando um rótulo que combine bem com as temperaturas realmente baixas do inverno, essa é uma excelente opção. Com teor alcóolico elevado, ele aquece o paladar logo no primeiro gole. Envelhecido em barris de madeira, esse tinto oferece equilíbrio, elegância e um sabor encorpado.
Combina com: carnes de sabor marcante e molhos à base de carne com acidez, como bolonhesa.

8. Garzón Single Vineyard Tannat 2015 – Maldonado, Uruguai

Rótulo premiado pela revista britânica Decantar como o melhor varietal tinto de 2017, esse Tannat surpreende e conquista o paladar com seus taninos bem trabalhados e sabor elegante. Ele possui notas aromáticas de frutas vermelhas, tabaco e chocolate amargo, herança do período de até um ano e meio em carvalho francês. Uma escolha suculenta e arrebatadora para qualquer ocasião.
Combina com: carnes vermelhas, de caça, queijos e massas.

9. Talenti Zirlo IGT 2012 – Toscana, Itália

Toda lista de vinhos que se preze precisa incluir um bom rótulo italiano. Por isso, sugerimos para você esse tinto produzido na Toscana, um corte de cepas francesas Petit Verdot, Cabernet Sauvignon e Merlot. Um vinho bastante encorpado com um estilo um pouco mais rústico que harmoniza perfeitamente com as temperaturas mais baixas.
Combina com: frios e embutidos.

10. Filipa Pato Bical Arinto 2011 – Beiras, Portugal

Para fechar a lista, trazemos mais uma sugestão de branco. Afinal, a ideia é fazer você experimentar novos sabores. Possui aromas de frutas brancas e notas florais, que compõe sua estrutura equilibrada e acidez acentuada. 20% do seu mosto tem passagem por carvalho francês, o que explica sua elegância.
Combina com: pratos com molhos densos à base de manteiga, creme de leite ou queijo.

Com estas sugestões, você já tem tudo para tornar seu inverno ainda mais gostoso. Então, deixe o saca-rolhas a postos, prepare as taças e aproveite o sabor inigualável que um ótimo vinho traz para todos os momentos. Saúde!

Fontes: Gourmet Viajante, Estadão, Território do Vinho, Blog do Vinho, Catawiki, Fashionismo.