04 / jan / 2019

7 dicas para um verão inesquecível para as crianças

Verão é tudo de bom. Parece que as coisas que já são boas ficam ainda melhores com o calor do sol, que brilha lindamente no azul do céu. Viajar para lugares diferentes, visitar a praia, organizar almoços e jantares com os amigos, tudo isso fica ainda mais especial no fim do ano. É época de relaxar depois de um longo ano de trabalho.

Para as crianças, essa época do ano é ainda mais especial. As férias de verão são um período longo onde a única preocupação delas é brincar e aproveitar o dia ao máximo. Por isso, é comum que alguns atritos aconteçam dentro de casa: enquanto os pais querem descansar, os filhos parecem ligados na tomada. Como conciliar os interesses diferentes e fazer com que os pequenos tenham um verão inesquecível?

Para responder essa pergunta, trazemos para você ótimas dicas de atividades e brincadeiras para aproveitar com os pequenos.

1. Gerencie o tempo

A primeira e mais importante é que você tente manter uma rotina também durante as férias. As crianças precisam entender que o verão não é um “vale-tudo”, apenas uma época em que o gerenciamento de tempo é diferente. Isso é importante para manter os pequenos com uma certa disciplina, além de evitar que eles se frustrem e fiquem entediados.

2. Um dia na cozinha

Uma das atividades mais legais para fazer em companhia das crianças é algum prato especial. Dar aos pequenos a possibilidade de participar da criação de um prato, escolhendo os ingredientes e, literalmente, botando a mão na massa, é a garantia de momentos muito divertidos. Uma boa dica é fazer dias especiais para cada prato, como “Dia do Sanduíche”, “Dia da Pizza” ou “Dia do Bolo”.

3. Sessão cinema

Essa dica é muito boa para dias chuvosos, quando o tempo não colabora. Faça uma seleção especial de filmes, prepare bastante pipoca e ação! O ideal é preparar um ambiente diferente, talvez espalhando colchões pela sala, para criar um clima ainda mais divertido. Você também pode preparar maratonas de séries consagradas, como Harry Potter ou Senhor dos Anéis, ou escolher filmes mais antigos, desconhecidos para as crianças e hoje.

4. Prepare um acampamento – dentro de casa

Uma atividade lúdica e divertida, que costuma encantar as crianças, é explorar as possibilidades da própria casa. Quem nunca montou um forte usando caixas e cobertores quando era pequeno, não é verdade? Um acampamento indoor é uma divertida aventura que brinca muito com a imaginação dos pequenos. Se você tiver barracas que possam ser usadas, ótimo; se não tiver, a criatividade é o limite. Abuse dos colchões e cobertores. É importante que existem algumas regras, pois grande parte da graça é imaginar que vocês estão ao ar livre. Então, nada de eletrônicos!

5. Que tal criar os próprios brinquedos?

Uma opção divertida e que também tem um lado educativo muito forte é uma tarde de atividades para criar brinquedos. Reúna a criançada com muito lápis de cor, tinta, cola, cartolina, papel e, principalmente, objetos descartados de casa, como meias velhas, garrafas pet e latas de comida. Depois é só dar asas à imaginação. Você pode deixar as crianças livres para criar, o que é bastante estimulante, ou sugerir os brinquedos você mesmo.

6. Faça um piquenique

Um passeio que costuma fazer bastante sucesso com as crianças é o clássico piquenique. É uma ótima forma de fazer um passeio com a família toda e ainda aproveitar belas paisagens e o contato com a natureza. Você pode escolher um parque da sua cidade ou uma pracinha que tenha um bom espaço no gramado. Na falta, você também pode usar o espaço do seu prédio ou, se não tiver jeito, na praia mesmo.

Uma das melhores partes do piquenique é a comida, então capriche. Prepare sanduíches e leve também algumas frutas. Para beber, opte por sucos de frutas.

7. Noite de jogos de tabuleiro

Essa é uma boa opção para noites mais tranquilas, após dias movimentados, ou para quando está chovendo. Também é uma forma diferente das crianças se divertirem e interagirem, sem utilizar aparelhos eletrônicos.

Hoje em dia, existem as mais diversas opções de jogos de tabuleiro disponíveis. O ideal é escolher de acordo com a idade. Se eles forem muito novinhos, escolha jogos mais simples e, principalmente, rápidos, pois eles acabam perdendo o interesse se a partida for longa demais. No caso de crianças mais velhas, clássicos como Banco Imobiliário ou o Jogo da Vida são ótimas pedidas.

Passar um verão com as crianças pode ser bem trabalhoso, mas com certeza será também muito divertido e proveitoso. O importante é manter o bom humor, ter sempre a criatividade em alta e, claro, saber impor limites quando necessário. Desse jeito, vocês vão passar momentos incríveis juntos, que serão inesquecíveis não apenas para as crianças – os adultos também vão adorar!

Fontes: Revista Época e Laboratório de Educação.