04 / out / 2019

7 festas típicas de SC para curtir em outubro

Com a chegada de outubro, todo o Brasil já fica atento às festas tradicionais que acontecem em Santa Catarina. Desde a Oktoberfest, a mais conhecida, até Marejada, Fenarreco e Fenaostra, são muitas típicas que transformam o estado catarinense no mais animado destino turístico nesta época do ano.

Com localização privilegiada, quem mora em um dos empreendimentos PROCAVE tem fácil acesso a todas essas ótimas festas. Boas oportunidades para se divertir em família ou entre amigos. Selecionamos algumas das principais festas da região e suas características para você escolher onde vai curtir e provar a melhor gastronomia. Confira:

Marejada, em Itajaí

A festa se modernizou ao longo dos anos, ganhou uma nova roupagem mas continua sendo o principal evento artístico-cultural da pesca catarinense. A gastronomia é o destaque da Marejada, com a oferta de diversos pratos à base de frutos do mar. O nome da festa é relacionado ao mar. Marejada significa uma leve agitação das águas, mas sem a rebentação de ondas. De 8 à 20 de outubro de 2019.

 

Oktoberfest, em Blumenau

A Oktoberfest Blumenau é considerada a maior festa de origem alemã do Brasil e segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da Oktoberfest de Munique, na Alemanha. Há mais de 30 anos apresenta sua cultura através da gastronomia típica, das bandas germânicas e na diversidade de cervejas e chopes. De 09 à 27 de outubro de 2019.

 

Festival do Camarão, em Porto Belo

Deliciosas receitas à base de camarão, ostras e mariscos. Ao contrário da maioria das Festas de Outubro, o Festival do Camarão de Porto Belo valoriza a colonização portuguesa, especialmente a cultura açoriana. De 10 à 13 de outubro de 2019.

 

 

Fenarreco, em Brusque

A principal atração é o “Ente mit Rotkohl” (marreco recheado com repolho roxo), além de outros pratos da culinária alemã, chope, música e danças típicas. O evento de Brusque faz parte do calendário das Festas de Outubro de Santa Catarina e é realizado no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof (Pavilhão da Fenarreco). De 10 a 20 de outubro de 2019.

 

Kegelfest, em Rio do Sul

A Festa Nacional do Bolão é uma das festas mais tradicionais da região, reúne shows nacionais, música típica, apresentações folclóricas e gastronomia. Celebra o bolão, ou kegeln, esporte ancestral do boliche, herdado dos imigrantes alemães. De 6 e 12 de outubro de 2019

 

Festa do Imigrante, em Timbó

A Festa do Imigrante tem por objetivo comemorar o aniversário de colonização do município de Timbó, fundado no dia 12 de outubro de 1869, além de resgatar e preservar as tradições de nossos colonizadores, envolvendo bailes, danças folclóricas, desfiles típicos, apresentações musicais, esportivas e recreativas, além da gastronomia típica alemã, italiana e brasileira. De 4 a 6 e 10 a 13 de outubro de 2019.

Bierville, em Joinville

Inspirada na boa cerveja e na cultura germânica, a tradicional Bierville chega à sua quinta edição neste ano. Uma festa para toda a família, o evento oferece apresentações folclóricas, bandas, expositores de cerveja, gastronomia e espaço para as crianças. A festa reúne mais de 120 rótulos de cerveja artesanal. De 11 a 13 de outubro de 2019.

 

 

Fonte: Secretaria de Turismo SC