26 / out / 2018

7 lugares incríveis para jantar ao ar livre

Jantar ao ar livre é uma das mais recentes modas da gastronomia, que sempre está buscando maneiras diferentes de nos oferecer novas experiências. Por mais que o ato de comer seja uma necessidade e acabe se tornando corriqueiro nas nossas rotinas, ele é uma atividade bastante complexa, que envolve todos os nossos outros sentidos. Quando trabalhada da forma certa, uma refeição pode criar um verdadeiro universo de sensações que resultam em momentos realmente especiais.

Assim, vão surgindo novas formas de cozinha, com a utilização de ingredientes exóticos que trazem sabores até então desconhecidos, maneiras diferentes de preparar as receitas, com texturas e formatos que desafiam nossos paladares, e até nos locais em que as refeições são servidas. Nessa última categoria, têm surgido novidades bastante curiosas que atraem bastante atenção e costumam fazer sucesso entre os apreciadores de experiências diferentes.

Depois de restaurantes giratórios no topo de altos edifícios ou que ficam totalmente no escuro, a moda agora é o jantar ao ar livre – o “farm to table” (da fazenda para a mesa). Você já ouviu falar nessa expressão?

Farm to table – Jantar ao ar livre

O farm to table é um movimento relativamente novo, que começou a crescer por volta dos anos 2000 e ganhou mais força e popularidade principalmente a partir de 2012. Ele promove o consumo da comida local, de preferência adquirida diretamente com o produtor, que não precisa ser necessariamente uma fazenda – existem diversos restaurantes farm to table que utilizam produtos de vinícolas, cervejarias, ranchos, etc.

O jantar ao ar livre vai além da experiência da refeição em si e trata do conhecimento sobre o alimento que consumimos, de saber de onde ele vem e como é cultivado. Por isso, mais do que uma nova forma de comer, ele é celebrado também como um movimento social.

7 lugares incríveis para jantar ao ar livre

Ao redor do mundo, já existem diversas opções de bons locais farm to table onde é possível aproveitar o melhor das refeições com ingredientes cultivados no próprio local. Separamos uma lista com 7 ótimas opções para você que se interessou pela possibilidade de experimentar um belo jantar ao ar livre com tudo que tem direito.

  • Food Circle – Sublime Comporta, Portugal

Um retiro a apenas 1h de distância de Lisboa, que a cada verão e início de outono recebe cerca de 12 hóspedes para um jantar ao ar livre com clima bem intimista. O cardápio varia a cada dia, baseado nas mais de 300 opções de vegetais e ervas cultivados no jardim orgânico da propriedade, além de peixes e carnes fornecidos por produtores locais. O Food Circle também se destaca por utilizar apenas métodos ancestrais para o preparo dos alimentos, o que garante uma experiência ainda mais interessante para o paladar. Um passeio imperdível para quem quer provar o melhor do conceito de jantar ao ar livre.

  • Fazenda Flora, México

Localizada no Cabo San Lucas, a fazenda começou quando sua proprietária abriu o primeiro restaurante orgânico da região e percebeu que precisaria cultivar seus próprios alimentos para conseguir ingredientes realmente orgânicos. Com 100 mil m² de terra, o restaurante serve apenas pratos produzidos com alimentos que cultiva, o que inclui vegetais, ervas, carne de porco, frango e ovos. Além disso, o local também possui uma padaria que produz deliciosos pães feitos artesanalmente, a lenha. Uma opção para quem se interessa pelos sabores do México e deseja ficar mais próximo da natureza.

  • Siete Fuegos – Mendoza Resort & Spa, Argentina

A Argentina possui uma opção bastante interessante de jantar ao ar livre e de bastante renome: o restaurante é comandado pelo estrelado chef Francis Mallmann. O local oferece a possibilidade de jantar na vinha com quatro pratos servido nas vinhas, preparado utilizando os ingredientes frescos cultivados nos jardins do local e vinhos provenientes de vinhedos privativos. Também é possível jantar no jardim.

  • Wild Kitchen – Baía de San Francisco, Estados Unidos

Explorando as diversidades do conceito de farm to table, esse restaurante nos Estados Unidos oferece uma experiência bem diferente para quem procura novidades. O local do jantar ao ar livre não conhece limites geográficos – pode ser um rooftop em Mission em uma semana ou um barco em Sausalito em outra – mas o que não muda é a utilização de ingredientes locais cultivados de forma sustentável. São oito pratos servidos para até 100 pessoas em uma mesa comunitária.

  • Outstanding in the Field, várias localidades

Uma verdade aventura culinária que realiza um tipo de jantar ao ar livre sempre em um lugar diferente. Trata-se de uma empresa californiana criada pelo artista Jim Denevan que cria “restaurantes pop-up” para o consumo refeições preparadas com ingredientes nos próprios locais em que eles são cultivados. Ranchos, olivais, jardins urbanos, fazendas e muito mais servem de cenário para os jantares, servidos em uma única mesa longa. Todos os anos, novas localidades são anunciadas.

  • Carmel Valley Ranch – Carmel, Estados Unidos

Carmel é uma encantadora pequena cidade praiana localizada na Califórnia, um dos destinos mais procurados para o turismo nos Estados Unidos. Além de cheia de personalidade, ela oferece também uma experiência de jantar ao ar livre bem interessante no Carmel Valley Ranch. Criada pelo chef Tim Wood juntamente com o sommelier Mark Buzan, o cardápio utiliza ingredientes orgânicos cultivados ali mesmo no rancho, sempre com um tema diferente. Uma experiência encantadora que vale a viagem.

  • Agricola Fore Porta – Amalfi, Itália

O luxuoso hotel Monastero Santa Rosa oferece excursões de caminhadas pelo local, um restaurante de estilo bem caseiro e simples que utiliza ingredientes cultivados ali para oferecer uma experiência com o clássico sabor italiano. O local oferece diversos tipos de delícias, como tomate seco, tábuas de frios e até mel. Uma experiência que vale a pena conhecer.

Mais do que um modismo passageiro, o farm to table é um movimento bastante interessante, que busca valorizar a produção local e sustentável ao mesmo tempo que oferece experiências  inesquecíveis. É uma via de duas mãos onde todos saem ganhando. Por isso, participar de um jantar ao ar livre desse tipo é mais que uma curiosidade, mas um importante ato de reconhecimento e divulgação da força da nossa comunidade e do nosso bem-estar. Então, aproveite!

Fontes:Wikipedia; Forbes; Visitcalifornia; Foragesf; Sojournitaly;