01 / fev / 2019

8 excelentes dicas para melhorar a qualidade do seu sono

Dormir é uma experiência única. Quem não adora chegar na cama quentinha depois de um dia cansativo e poder relaxar? Muita gente, inclusive, acha essa a melhor coisa do mundo e troca tudo – passeio com os amigos, jantares e até baladas – para deitar a cabeça no travesseiro. Mas dormir não é apenas uma boa atividade; é também necessário.

Nosso sono tem um impacto enorme no nosso dia a dia e, por consequência, nas nossas vidas. Basicamente, o ato de dormir serve para três coisas: pro nosso corpo economizar energia, consolidar nossa memória e liberar hormônios importantes pra manutenção do nosso corpo. Por isso, uma boa noite de sono é muito importante para o nosso bem-estar.

Qualidade do sono: benefícios de dormir bem

Dormir bem significa ter um sono profundo por um período entre 6h e 8h. Os benefícios de uma boa noite de descanso são diversos. Entre os principais, destacamos:

Beneficia a memória: é durante o sono que o cérebro processa as memórias do dia, armazenando-as no nosso cérebro.
Diminui o estresse: quando dormimos, nosso corpo produz cortisol e adrenalina, contribuindo para reduzir nosso estresse.
Regular o apetite: os hormônios que controlam nossa fome são regulados durante o sono. Por isso sentimos vontade de comer alimentos ricos em calorias quando dormimos mal.
Estimula o raciocínio: dormir bem beneficia nossa cognição, o que torna melhor nosso processo de tomada de decisões, resolver problemas de lógica, etc.
Rejuvenesce: durante o sono, nossas células são renovadas. Além disso, é quando nosso corpo produz melatonina, um hormônio que favorece nosso sistema imunológico, entre outros benefícios.

8 excelentes dicas para melhorar a qualidade do seu sono.

Quando conhecemos todos os benefícios de uma boa noite de sono, fica mais fácil entender a importância de dormir bem. Para ajudar você, preparamos oito excelentes dicas que vão contribuir para um descanso melhor e uma melhora no seu bem-estar.

1.Defina bem seus horários.
Uma das medidas que mais ajuda você a pegar bem no sono é ter uma rotina definida da hora de ir para a cama. Mesmo que às vezes nossos horários possam ser um pouco desregulados, estabelecer uma hora de dormir é o primeiro passo – e um dos mais importantes – para uma boa noite de sono. Portanto, esforce-se.

2.Fique longe do celular.
Olhar o celular antes de dormir é praticamente uma unanimidade. É difícil achar alguém que não tenha esse hábito. Mas ele pode atrapalhar bastante o seu sono. Estudo sugerem que os campos eletromagnéticos emitidos pelos smartphones podem interromper a a produção de serotonina e melatonina. Por isso, é recomendado que você coloque ele de lado antes de se deitar.

3.Evite comer muito antes de dormir.
Isso vai obrigar seu corpo a trabalhar para fazer a digestão, tornando mais difícil conseguir relaxar. Se estiver com fome, escolha alimentos mais leves, como frutas.

4.Prepare um ambiente escuro.
Tenha o cuidado de deixar seu quarto o mais escuro possível. A ausência de luz contribui muito para a qualidade do nosso sono. Se for necessário, instale blecautes nas janelas.

5.Silêncio total.
Principalmente para pessoas com sono leve, essa dica é bastante importante. Procure isolar ao máximo os sons ambientes, tanto de dentro de casa quanto de fora. Se for necessário, instale janelas à prova de som.

6.Fique confortável
Às vezes, a grande responsável por uma noite ruim de sono é a sua cama. Escolha um travesseiro confortável, indicado para o seu modo de dormir. Tenha cuidado também com a escolha do colchão. Se ele não for bom o bastante para o seu conforto, a qualidade do seu sono será comprometida.

7.Ocupe seu cérebro.
Estudiosos da Universidade de Oxoford chegaram à conclusão que, ao contrário do que muita gente pensa, o ideal para dormir é ocupar a mente. Mas evite contar carneirinhos. O método mais eficaz, segundo eles, é mentalizar uma paisagem tranquila, com muita natureza, e se imaginar lá dentro, com toda a riqueza de detalhes.

8.Relaxe.
Evite se deitar agitado. Deixe para ir para a cama apenas quando estiver devidamente relaxado. Fazer leves alongamentos, contraindo os músculos do corpo e massagear seu couro cabeludo pode ajudar.

Técnica para dormir em 60 segundos

Para pessoas que enfrentam problemas para pegar no sono mesmo adotando essas dicas, vale a pena tentar o método desenvolvido pelo médico americano formado em Harvard, o Dr. Andrew Hall.

A técnica se chama “tranquilizante natural para o sistema nervoso” e pode ajudar uma pessoa a dormir em apenas 60 segundos.

O Dr. Hall desenvolveu o método baseando-se na antiga prática indiana chamada pranayama. Para realiza-lo, você deve seguir os seguintes passos:

Expire completamente o ar dos pulmões.
Feche a boca e inale o ar pelo nariz. Faça isso enquanto conta quatro segundos mentalmente.
Em seguida, segure a respiração por sete segundos.
Por último, expire o ar pela boca, contando mentalmente até oito.

Repetindo esses passos quatro vezes, você completa um ciclo. Você deve começar a dormir depois de repetir um ciclo por três vezes.

Agora que você já conhece bastante sobre a importância de uma noite bem dormida e tem ótimas dicas, esperamos que você consiga ter a noite de sono dos seus sonhos. Com certeza sua vida vai mudar bastante e para melhor. Tenha uma ótima noite! Bons sonhos!

Fontes: M de Mulher, Awebic, Tua Saúde, Super Abril [1,2], Correio 24h, e Dr. Juliano Pimentel.