26 / abr / 2019

Como cultivar árvores frutíferas dentro de casa?

Já imaginou viver rodeado de árvores frutíferas lindas, que encantam com seu colorido incrível, e ainda poder se deliciar com suas frutas deliciosas? Pois saiba que esse privilégio não é exclusivo de quem mora em grandes terrenos e casas com grandes quintais. Se você mora em apartamento, também pode ter seu próprio pomar!

 

Existem alguns tipos de frutíferas que podem ser cultivadas em vasinhos dentro de casa, mesmo em espaços pequenos, e vão deixar sua varanda e até seus ambientes muito mais incríveis! Você só precisa de espaços que recebam a luz do sol e seguir alguns cuidados especiais.

 

Preparativos para o cultivo das suas árvores frutíferas

 

O passo a passo é bem curto e relativamente simples, mas deve ser seguido com bastante cuidado.

 

  • O primeiro passo é encontrar um espaço adequado. Para árvores de pequeno e médio porte, você vai precisar de pelo menos 2 m² para cada fruteira. Uma área considerável que possibilita diversas opções de decoração.

 

  • Para o plantio, é recomendável que você utilize um vaso de mais ou menos 80 cm de largura por 85 cm de profundidade impermeabilizado. A terra utilizada não pode estar dura ou empedrada, mas sempre soltinha.

 

  • Para fazer a drenagem da água, você deve incluir uma manta drenante no fundo do vaso, acrescentar uma cama de argila e, em seguida, outra camada da manta sobre a argila. Utilize argila expandida 2215 ou brita nº zero.

 

  • Em seguida, você deve incluir a quantidade ideal de terra. A altura correta é mais ou menos 3 cm abaixo da borda do vaso. Também é importante lembrar de tirar todo o plástico existente ao redor da raiz da planta. Depois de centralizá-la no vaso, coloque mais terra até o início do caule e compacte bem com as mãos, deixando a superfície uniforme.

 

  • Por fim, espalhe pedras e cascalhos ao redor da planta e regue pela primeira vez, utilizando bastante água.

 

Tipos de árvores frutíferas para cultivar em casa

 Você com certeza tem suas preferências, mas existem algumas espécies que se adaptam melhor ao cultivo em vasos. Para facilitar sua escolha, preparamos uma lista com algumas espécies que oferecem ótima frutificação:

 

Laranja-kinkan

 Pequeninha e bastante popular em pomares caseiros, a laranja-kinkan também traz diversos benefícios para a saúde e pode ser usada em vários tipos de receitas deliciosas. Ela aceita meia sombra e é bastante tranquila de cultivar.

 

Acerola

 Uma excelente opção para se ter em casa, por ser uma fonte riquíssima em vitamina C e muito saborosa para fazer sucos. A árvore de acerola exige um pouco mais de cuidado, como bastante sol e calor. Além disso, precisa de regas com alta frequência.

 

Goiaba

 Quando se fala em goiabeira, logo se imagina uma árvore grande, daquelas boas para subir e colher frutos. Apesar disso, as goiabeiras são boas opções para se criar em casa, pois se adaptam muito bem aos vasos. Aproveite para ter à sua disposição o sabor inigualável das goiabas colhidas no pé. Só tenha um cuidado especial para não faltar fertilizante nem água.

 

Jabuticaba

 Uma das mais populares para criações caseiras em vasos, a jabuticabeira é uma excelente opção para quem procura por árvores que dão bastante frutos. Se essa for a sua escolha, opte pelas variedades sabará ou anã. Outro detalhe importante é se certificar que a jabuticabeira já esteja produzindo frutos. Tenha um cuidado especial com a água, principalmente nos períodos de floração e frutificação.

 

Manga

 A dica para as jabuticabeiras também se aplica aqui: mesmo com árvores grandes, as mangueiras se adaptam bem aos vasos, mas deve-se escolher a variedade anã, conferindo se elas produzem frutos. Algumas árvores de estatura menor não frutificam muito bem. Elas também exigem um bom cuidado com água e luz.

 

Limão

 Uma árvore bastante rústica, que vai garantir um charme especial para os seus ambientes e trazer um perfume bastante interessante. Além disso, ter seu próprio limoeiro é bastante prático, já que a fruta tem diversas utilizações. Na hora de escolher sua árvore, procure por variedades preferencialmente enxertadas e que já estejam produzindo. Uma boa opção é o limão siciliano.

 

Cuidados e manutenção

 Depois de escolhidas e devidamente plantadas, existem alguns cuidados que você deve tomar com as suas árvores frutíferas:

  • A rega deve ser realizada três vezes por semana, sempre tomando cuidado para que a terra não fique encharcada demais.
  • Esse tipo de planta criada em vaso se beneficia muito da luz solar direta. Procure posicioná-las estrategicamente com essa finalidade.

 

  • 30 a 40 dias após o plantio, faça a adubação de cobertura das árvores frutíferas com um adubo de liberação lenta de 3 a 4 meses, como Osmocote 14-14-14 ou adubo N-P-K 10-10-10 a cada 2 meses.

 

  • A cada 3 ou 4 anos, retire suas plantinhas do vaso para realizar a poda das raízes.

 

  • Evite trocar muito os vasinhos de lugar. Árvore frutíferas criadas em vasos preferem ambientes mais tranquilos para se desenvolver e dar frutos.

 

Agora é só escolher a fruteira que você mais gosta, começar seu pomar e aproveitar o colorido, os frutos e também a boa companhia que só uma boa arvorezinha pode oferecer!

 

Fontes: GetNinjas, Pensamento Verde, Acácia Garden Center, Alphaville Urbanismo, Jardineiro