18 / abr / 2019

Canudo de plástico | Alternativas Sustentáveis para substituí-lo.

Canudo de plástico: conheça alternativas sustentáveis para substituí-lo.

O fim do canudo de plástico parece estar muito próximo. Várias grandes redes de alimentação do mundo já anunciaram que vão parar de utilizar o utensílio, que inclusive já vem até sendo alvo de leis específicas para a sua proibição em cidades por todo o Brasil. Outros países, como a Escócia e o Reino Unido, também já anunciaram que estão tomando medidas parecidas. A tendência, iniciada em 2018, parece irreversível.

 

O motivo para o canudo estar ocupando um papel de vilão na sociedade atual é bastante simples: o combate à poluição ambiental, principalmente nos oceanos. Um simples canudinho pode levar até 450 anos para se decompor. A conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente vem crescendo a cada ano e é comum vermos hábitos antigos, até bem consolidados, serem substituídos por medidas mais sustentáveis. E a bola da vez é o canudo de plástico.

 

Mas por que justamente o canudo de plástico?

 Diariamente, são usados cerca de 500 milhões de canudos de plástico. Achou o número impressionante? Pois sabia que isso é só nos Estados Unidos. De acordo com a revista Science, a humanidade gera cerca de 275 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano, das quais até 12,7 milhões vão parar nos oceanos. As previsões mais pessimistas estimam que até 2050, vamos ter mais plástico do que peixe nas nossas águas.

 

Isso é uma péssima notícia não só apenas para os peixes, tartarugas, baleias e outros animais que sofrem diariamente com a poluição, mas também para o ser humano. Abandonado nos oceanos, o plástico libera elementos químicos cancerígenos, pode causar distúrbios hormonais e ainda prejudica os corais.

 

Hoje, estima-se que o canudo de plástico represente cerca de 0,03% desses resíduos. Colocando dessa forma, parece uma porcentagem pequena. Mas o objetivo da campanha por traz da proibição do canudo de plástico é justamente chamar a atenção, servir como uma espécie de porta de entrada para uma discussão mais aprofundada, que gere mais impacto. Como o canudo de plástico é utilizado diariamente, ele é o alvo perfeito para levar as pessoas à reflexão.

 

Alternativas sustentáveis ao canudo de plástico

 Agora que você já sabe a importância por trás da campanha, chegou a hora de conhecer algumas alternativas sustentáveis ao canudo de plástico. Existem diversas opções, dos mais diferentes materiais, à sua disposição. Veja o que melhor se adapta ao seu estilo de vida e comece a fazer sua parte pelo meio ambiente!

 

Canudo de bambu: uma opção que vem fazendo bastante sucesso é o canudo de bambu. As vantagens da sua utilização são muitas: trata-se de uma fonte renovável, além de ser natural, leve e, mais importante, reutilizável. Basta uma escovinha de arame e você consegue lavá-lo completamente, deixando-o pronto para a próxima. Além disso, o visual também é em charmoso.

 

Canudo de vidro: outra bela alternativa ao canudo de plástico, o utensílio feito de vidro pode ser reutilizado e tem a grande vantagem de ser reciclável e fácil de limpar. Só é preciso tomar um pouco mais de cuidado no seu manuseio e armazenamento, para evitar de quebra-lo.

 

Canudo de metal: os canudos metálicos já começam a aparecer bastante nos restaurantes e lanchonetes que aboliram o canudo de plástico, graças principalmente à sua durabilidade. Além disso, também são fáceis de limpar e não mancham. É uma alternativa bastante interessante para ter na bolsa. Mas tome cuidado na hora de escolher o seu, certificando-se de que o metal utilizado não é tóxico.

 

Canudo de papel: os canudos de papel não são exatamente a melhor escolha, pois mesmo sendo biodegradáveis, tornam-se fonte de poluição até sua decomposição total no meio ambiente. Ainda assim, são menos nocivos que o canudo de plástico. Opte por ele se não tiver nenhuma outra opção.

 

Canudo de palha: uma interessante opção que já foi bastante utilizada antigamente. É biodegradável, leve e pode até fazer bem para o corpo, se a palha for orgânica.

 

Canudo de açúcar: já imaginou terminar o seu drink e em seguida comer o canudinho? Certamente essa cena não poderia ser realizada com um canudo de plástico, mas, com a versão em açúcar, ela é muito bem-vinda! A criação é da marca espanhola Sorbos, uma empresa que luta por um mundo sustentável e sem plástico e se orgulha de ter lançado o primeiro canudo comestível.

 

Kits sustentáveis: outra alternativa interessante são os kits para refeição que trazem utensílios sustentáveis. Além de canudos, eles podem trazer facas, garfos, colheres, copos e até hashis! As marcas B.live e Paz de Gaia são duas das que trabalham com esse tipo de produto, utilizando talheres não descartáveis.

 

Beber direto do copo: por que não? Se você não possui nenhuma restrição de mobilidade ou necessidade especial, pode abandonar de vez o canudo de plástico e saborear sua bebida diretamente do copo mesmo. É claro que alguns drinks ficam melhores – e mais charmosos – com o canudinho, mas a causa é nobre e faz valer a pena. Experimente!

 

Como você pode ver, a Era do canudo de plástico está definitivamente ficando para trás. Já passou da hora de adotarmos medidas mais sustentáveis. Mesmo que pequeno, esse primeiro passo é extremamente importante para o futuro do nosso meio ambiente. Então, leia nossa lista, escolha sua “arma” e vamos à luta!

 

Fontes: HuffSpot Brasil, Casa e Jardim, eCycle, Época Negócios