20 / ago / 2019

Descubra como a automação residencial pode mudar o seu dia a dia

Nós vivemos no futuro que mostravam os filmes de ficção. Mas, como assim? O que isso tem a ver com automação residencial? Exatamente tudo! Com a tecnologia disponível hoje em dia, podemos realizar coisas que eram impensáveis décadas atrás, que ficavam só no imaginário de diretores de cinema. Neste post, vamos listar 3 automações que são tendência e que você pode trazer para sua casa.

O que é automação residencial?

Mas, afinal, o que é automação residencial na prática? Basicamente, é a automatização de quase tudo que tenha acionamento eletrônico. Através dessa modificação, você pode controlar aparelhos eletrônicos através de um painel ou mesmo pelo seu smartphone ou computador. Cria-se um sistema que integra os aparelhos de forma que seu uso ou ativação fique mais fácil, prático e eficiente. 

Um exemplo pode esclarecer, na prática, esse uso. Em um dia quente de verão, você poderia ligar seu ar-condicionado enquanto ainda está fora de casa. Assim, quando você chegar, o ambiente estará fresquinho e pronto para receber você.

As principais tendências de automação

A automação residencial possibilita a criação de ações em diversas áreas da casa. Vamos falar as principais tendências que estão sendo aplicadas ao redor do mundo.

  1. Segurança residencial

Câmeras inteligentes podem ser instaladas e sincronizadas com seu smartphone ou laptop, de forma que você tenha acesso às imagens internas de sua casa seja lá onde estiver

  1. Iluminação e temperatura

Também é possível controlar a iluminação à distância, ligando e desligando luzes ou automatizando essa ação e também abrindo ou fechando cortinas através de motorização das mesmas. E, como falamos, outro tipo de automação super útil é dos ar-condicionados, possibilitando manter o ambiente agradável independente da estação do ano.

  1. Som e entretenimento

Tratando-se de entretenimento para a família, também é possível utilizar o multi-room, solução inovadora que cria esquemas de som para os diferentes cômodos, com acionamento via Wi-fi. Outra característica da automação de entretenimento são os assistentes de voz. Seja Apple, Google ou Amazon, eles servem para escolher e tocar músicas, procurar playlists e fazer pesquisa online. No Reino Unido e EUA estes assistentes já possuem funções de ligação para telefones e listas de compras de supermercado automatizadas.

A tecnologia hoje é capaz de criar todo um ecossistema de automatização e praticidade para a nossa vida. Por isso, pensamos que a automatização residencial tende a crescer cada vez mais, por ser uma ação contínua para melhorar o nosso dia a dia. E o que antes era invenção dos filmes passa a ser comum no nosso dia a dia. Quando percebermos, já seremos muito mais avançados que a ficção.