11 / jan / 2019

Dicas para aproveitar o verão e cuidar da saúde

Ah, o verão! A época mais aguardada do ano chegou trazendo os clássicos dias de sol e, como sempre, muito calor. Sol, praia, piscina…essa combinação pode parecer perfeita, mas se os devidos cuidados não forem tomados, nosso corpo pode sofrer com graves consequências.

A estação mais quente do ano também requer mais cuidados com a saúde. As doenças comuns no inverno, como gripes e resfriados, caem drasticamente no verão, mas as altas temperaturas podem fazer com que nosso corpo perca água e nutrientes rapidamente, abrindo espaço para dores de cabeça, desidratação, problemas intestinais, dentre outros.

Adotar hábitos saudáveis e não descuidar da saúde é a melhor forma de aproveitar a estação. Assim, você ganha mais disposição para curtir todos os momentos que só o verão é capaz de proporcionar. Confira o que você pode fazer para cuidar da saúde nesta época do ano!

Beba muita água

Você já deve ter escutado que durante o verão é preciso se hidratar melhor, não é mesmo? Mas mesmo que essa recomendação seja comum, muita gente ainda esquece da importância de beber água. Por isso, nós reforçamos: hidrate-se muito bem no verão!

Durante os dias mais quentes, o calor e o suor faz com que nosso corpo perca água com mais facilidade, correndo o risco de causar desidratação. Manter-se hidratado é fundamental para evitar mal-estar, fadiga e problemas nos órgãos, sobretudo nos rins. Além de água, você pode se hidratar com chás gelados, sucos naturais ou água de coco.

Aposte em comidas leves

No verão, por conta das altas temperaturas, algumas pessoas costumam sentir menos fome. Mas nem por isso deve-se deixar a alimentação de lado. Pelo contrário, é preciso redobrar os cuidados com o que você come, pois nosso corpo tende a sofrer mais com as consequências da má alimentação no verão.

Evite ingerir comidas gordurosas, frituras ou alimentos de difícil digestão. A dica é optar por alimentos leves e pouco calóricos. Nessa época, frutas são excelentes opções, pois contêm vitaminas, fibras e outros elementos benéficos à saúde humana, além de serem ricas em água.

Vista roupas leves

O verão é uma estação que pede roupas mais leves e casuais. Evite usar calça jeans ou roupas muito justas. Esses tecidos dificultam a respiração de nosso corpo e provocam transpiração excessiva, sem contar que são extremamente incômodos em uma época tão quente como o verão.

Prefira tecidos de algodão e roupas que são um pouco mais largas. Dessa forma, seu corpo consegue respirar melhor e você não fica incomodado com a sensação de calor causada por tecidos mais pesados.

Abuse do protetor solar

O verão é conhecido pelos dias de sol escaldante. Por isso, se for curtir uma piscina ou ir à praia, lembre-se de passar protetor em todo o corpo, principalmente nas regiões que mais ficarão exposta aos raios solares.

A recomendação é repassar o protetor a cada 2 ou 3 horas para garantir a proteção que seu corpo precisa. Lembre-se que as crianças, por terem uma pele mais sensível, precisam de um cuidado especial e protetores específicos para suas necessidades.

Faça atividades ao ar livre

O verão é uma boa época para aproveitar a natureza e se exercitar ao ar livre. Nosso corpo tende a ficar mais disposto nesta estação, então aproveite para movimentar o esqueleto. Caminhar, andar de bicicleta, correr na praia são excelentes opções para quem quer fazer atividades ao ar livre.

Mas não se esqueça dos cuidados básicos: sempre leve uma garrafa de água para manter-se hidratado e evite se exercitar durante os horários em que o sol está mais forte. O ideal é fazer as atividades físicas antes das 10h ou após às 17h.

Tome banho após sair do mar ou piscina

O sal do mar e o cloro da piscina podem causar ressecamento do cabelo e irritação nos olhos e na pele. Sempre que sair do mar ou piscina, o ideal é tomar um banho logo em seguida para eliminar as impurezas de seu corpo.

Lave bem os olhos e procure cuidar dos cabelos com shampoos e condicionadores mais hidratantes. Na hora do banho, procure evitar a água muito quente. Ela pode causar ressecamento e vermelhidão na pele.

E aí, você está pronto para aproveitar o verão? Com as dicas acima, vai ficar muito mais fácil curtir essa estação tão gostosa, sem deixar de lado sua saúde. Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos pelo Facebook e Instagram e fique por dentro de nossas novidades!

Fontes: Natue Life, Garota Beleza, Canção Nova e Oito atitudes.