11 / out / 2018

Tenha uma horta em casa

Uma das coisas mais legais para fazer em casa se você tem um pouco de espaço e tempo livre é montar uma horta. Além de um ótimo passatempo, você ainda pode aproveitar para plantar temperos e hortaliças totalmente orgânicos, sem agrotóxicos, e comer fresquinhos, recém-colhidos.

E se você acha que precisa ter um quintal enorme e espaçoso para fazer uma bela horta, se enganou. A melhor parte é que você pode fazer sua plantação no seu próprio apartamento mesmo. É tudo uma questão do material utilizado para plantar e do tipo de mudinha que você escolher.

Se você ainda está em dúvida se deve ou não começar a cultivar uma horta, fique sabendo que ela traz uma série de benefícios para o seu dia a dia. Dentre os principais, podemos destacar:

Faz bem para a saúde:

Já diz o ditado “você é o que você come”. Em um país como o Brasil, apontado pelo Ministério do Meio Ambiente como o maior consumidor de produtos agrotóxicos do mundo, isso é bastante preocupante. Por isso, consumir alimentos da sua própria horta pode trazer diversos benefícios para a sua saúde. Além de serem totalmente naturais, o hábito do cultivo acaba fazendo com que você inclua mais frutas, vegetais e legumes na sua alimentação, fazendo com que você se torne mais saudável.

É uma boa forma de lazer:

Manter uma horta em casa é um excelente hobby, pois exige uma boa dose de concentração, disciplina e ajuda a relaxar do estresse do dia a dia. Isso faz com que o seu organismo libere mais serotonina, o chamado “hormônio do bem-estar”, que faz você se sentir melhor. Além disso, cultivar plantinhas também acaba tendo um grande efeito terapêutico. É muito comum, inclusive, ver pessoas conversando com as suas plantas.

Ajuda você a economizar:

Uma simples ida ao supermercado já basta para constatar que o preço de tudo anda muito caro. Isso também acontece com os alimentos, que vem sofrendo reajustes cada vez mais frequentes. Por isso, manter uma horta em casa e se alimentar do seu cultivo é uma excelente alternativa para quem deseja economizar um bom dinheiro com a alimentação. Com bastante prática e planejamento, é possível acabar completamente com a necessidade de comprar suas verduras e legumes fora de casa.

Sem dúvida, montar sua própria horta começa a parecer um ótimo negócio, não é mesmo? Mas por onde começar? É o que vamos ensinar para você no próximo tópico:

Por onde começar

O primeiro passo para montar sua horta particular é encontrar um espaço para colocar as plantas. Se você possui uma floreira ou uma varanda com um espaço sobrando, essa tarefa é um pouco mais fácil. É importante apenas que o local receba a luz solar.

Se o espaço for grande (sítios e jardins): utilize uma área de cerca de dois metros por um e cerque-a com tijolos ou pedras. Você pode plantar espécies como abobrinha, berinjela, brócolis, melissa, espinafre, tomate, salsão e vagem.

Se o espaço for pequeno (varandas e quintas): utilize uma área de mais ou menos 30 cm² com espaço para a drenagem de água. Você pode plantar agrião, alface, cebolinha, cenoura, coentro, manjericão, hortelã, rúcula, entre outros.

Na hora de plantar, certifique-se que o local é plano ou, no máximo, levemente inclinado e que tenha pelo menos 30 cm de profundidade para o escoamento da água e para que as raízes das plantinhas possam crescer com liberdade. Fique atento às espécies escolhidas: algumas, como por exemplo, manjericão e coentro, podem ser plantadas uma perto da outra.

Para o plantio, prepare bem o solo, certificando-se de que há espaço para a drenagem da água. Se for utilizar vasos, opte por aqueles que possuem furos nos lados. Já o terreno deve ser rico em matéria orgânica, abundante em nutrientes e possui pH neutro. Você pode utilizar adubo, comprar terra já adubada e até utilizar produtos especiais, como os condicionadores de solo.

Sementes

Existem duas formas de plantar: utilizando a semente diretamente no solo ou com vegetais já na forma de mudas. A primeira maneira é mais demorada e funciona para vegetais como a beterraba e a cenoura, por exemplo. Já a segunda é mais rápida e funciona muito bem com alface. Faça um buraco com cerca de 1 cm de profundidade, coloque a mudinha, cubra com terra e aperte em volta. Agora é só manter, regando com cuidado todos os dias.

Onde plantar

Hortas são bastante versáteis. Há diversas formas de fazer a sua. Veja aqui algumas opções e escolha a que mais tem a ver com você e o seu estilo:

Xícaras e canecas
Um jeito charmoso e estiloso de fazer sua horta, a utilização de xícaras e canecas ajuda a valorizar bastante a decoração dos seus ambientes, especialmente na cozinha. O ideal é pendurá-las na parede.

Garrafas pet
À primeira vista, pode não parecer uma maneira muito bonita de dispor sua horta, mas a internet oferece diversos projetos que inovam na utilização das garrafas pet e trazem um visual ousado e muito bonito para a sua horta.

Caixas
Os pallets dão um toque a mais de charme na sua horta, além de garantir bastante diversidade na sua utilização, podendo ser colocados tanto na vertical quanto na horizontal. Alguns outros tipos de caixa, como as de vinho, também podem ser utilizados.

A horta do Brava Home Resort

No Brava Home Resort, além de cultivar suas próprias plantinhas, os moradores também podem aproveitar uma horta vistosa e cheia de opções. São diversos tipos de verduras, temperos e legumes criados com todo o capricho e à disposição para levar muito mais sabor para as mesas dos moradores.

Agora que você já sabe os detalhes de como montar sua própria horta, pode começar a separar as plantinhas que mais lhe agradam. Pesquise bastante sobre os tipos de vasos e recipientes que serão utilizados, pois eles impactam diretamente na decoração dos seus ambientes. Também procure se informar sobre as particularidades que cada espécie exige. Algumas possuem necessidades especiais. Capriche na escolha e mãos à obra!

Fonte: Armário orgânico; Delas IG; FTC; Cultive horta orgânica; Dicas de Mulher