19 / jun / 2019

7 dicas para curtir o inverno ao máximo

A estação mais estilosa do ano é mais que uma oportunidade de fazer bonito na hora de se vestir para o frio. As temperaturas mais baixas deixam alguns programas ainda mais legais. Nesse texto, separamos algumas dicas para você aproveitar o inverno com tudo que ele tem de melhor para oferecer. Aproveite!

 

Maratonar séries

 

Naqueles dias quem que o frio deixa bem pouco convidativos os programas fora de casa, nada como ter a companhia da televisão e de um cobertor bem quentinho. É uma oportunidade excelente para você colocar em dia sua série favorita.

 

Hoje em dia, as séries são feitas já pensando no binge watching (o ato de assistir vários episódios um logo depois do outro) e por isso capricham nas reviravoltas surpresas. Então faça uma pipoca, relaxe no sofá e se prepare para viver fortes emoções!

 

Fazer uma festa junina

 

Apesar de normalmente ser comemorada em junho, como o próprio nome indica, as festas juninas são realizadas até agosto, período de duração do inverno. Isso porque o clima frio combina demais com o tipo de comida servido e com os trajes característicos utilizados.

 

Então que tal organizar uma festa junina? O primeiro passo é encontrar um bom lugar. Os melhores são os que possuem espaço ao ar livre e permitem que você possa acender uma fogueira. Para o cardápio, abuse dos pratos clássicos (pé de moleque, cachorro-quente, paçoca) e combine com seus amigos de cada um levar alguma coisa. E por último, mas não menos importante, procure uma boa receita na internet e capriche no quentão!

 

Uma noite de queijos e vinhos

 

Um dos programas mais clássicos do inverno é organizar uma boa noite de degustação de queijos e vinhos com a família, amigos ou em casal. Poucas bebidas combinam melhor com a estação do que o vinho e o queijo ajuda a trazer um sabor especial para a ocasião.

 

Além do queijo, você pode servir pão, frios e frutas para completar o cardápio. Um caldo quente também é bastante indicado. Considere mais ou menos 150 g de queijos, 100 g de acompanhamentos e 150 g de pães por pessoa.

 

Para os queijos e vinhos, preparamos uma sugestão:

 

  • Queijos fortes: gorgonzola e roquefort – Vinhos tinos encorpados.
  • Queijos cremosos suaves: brie e camembert – Vinhos tintos jovens.
  • Queijos firmes e suaves: ementhal e gouda – Vinhos tintos leves ou brancos secos.
  • Queijos fortes e duros: grana padano, parmesão e gruyére – Vinhos tintos leves ou brancos secos.

 

 

Um fondue para esquentar o inverno

 

Outro prato bastante tradicional no inverno é o fondue, uma pedida que também combina bastante com reuniões informais ou jantares românticos. As misturas para fondue podem ser compradas em supermercado, o que deixa o prato bem mais simples de preparar. Se você desejar colocar a mão na massa, no entanto, existem excelentes receitas na internet.

 

Um fondue completo é servido em três etapas: queijo, carne e chocolate. O ideal é ter uma panelinha para cada tipo, para economizar tempo e trabalho. Para os acompanhamentos:

 

  • Queijo: o pão é o principal acompanhamento. Opte por baguete francesa ou pão italiano. Você também pode servir cubos de presunto, champignon e batatas cozidas.

 

  • Carne: para as carnes, opte por filé mignon, peito de frango ou picanha suína. Para acompanhar, molhos como barbecue, alho e chimichurri, além de chutneys e geleias funcionam bem.

 

  • Sobremesa: combine frutas com doces. Uvas, morangos, banana e maçã são as mais utilizadas. Bolachas Maria, wafer e pedaços de bolo inglês também ficam uma delícia!

 

Alugar uma casa

 

Passar um fim de semana em uma casa afastada é um dos programas mais legais para se fazer no inverno. Primeiro, porque é versátil: você pode ir em um clima mais agitado com os amigos, mais tranquilo com a família ou mais romântico com o seu par – e até sozinho, se assim preferir.

 

O legal de alugar uma casa é escolher um local que fuja completamente do seu dia a dia. Um lugar mais rústico, cercado de belas paisagens e com boas opções de lazer. Casas de campo são bastante procuradas nessa época, pois tem espaço para atividades ao ar livre e oferecem diferenciais interessantes, como forno a lenha, mas existem outras opções, como sítios e chácaras. O segredo é fazer uma boa pesquisa!

 

Botar a leitura em dia

 

A gente sabe: não é apenas no inverno que você pode ler um livro. Mas com certeza essa atividade fica muito mais especial acompanhada de uma coberta quentinha e um chocolate quente para espantar o frio.

 

Como as atividades ao ar livre acabam ficando menos convidativas, botar a leitura em dia é uma boa opção para passar os dias frios e você ainda não fica com dor na consciência por não sair e aproveitar o dia. Mas se você preferir, também pode ir até um café para fazer sua leitura.

 

Aproveitar o sol

 

Poucas coisas são mais gostosas que aproveitar o sol no meio do frio do inverno. E essa é uma atividade que não exige absolutamente nenhuma preparação específica: basta encontrar um bom lugar e aproveitar. Claro que existem formas de deixar a atividade mais especial. Uma delas é tomar o seu café da manhã no sol. O ar gelado combinado com o calor cria um clima encantador que deixa tudo mais saboroso. Experimente!

 

Fontes: Metrópoles, Esposas Online, Esposas Online, Organize Minha Casa.