05 / out / 2018

5 livros de receitas fáceis e rápidas

Cozinhar está na moda. O assunto nunca esteve tão em alta como nos dias de hoje. Todos os dias, aparecem novos blogs, posts em redes sociais, matérias em portais de notícia dedicados à gastronomia, com os mais diferentes tipos de abordagem. Na televisão, não para de crescer o número de programas e reality shows dedicados à cozinha, com espaço não apenas para os grandes chefs, mas também para cozinheiros iniciantes e até amadores.

Com tanta atenção sobre o assunto, é normal que cada vez mais a gente vá sentindo vontade de preparar nossos próprios pratos, seja para receber os amigos, para um jantar romântico ou até para dar uma incrementada nas refeições do dia a dia. Mas nem todo mundo domina plenamente a arte das panelas. E muita gente também não tem o tempo que gostaria para se dedicar a estudá-la.

A salvação para esse caso está na literatura. A ascensão da gastronomia trouxe também a publicação de diversos livros sobre o assunto, para todos os gostos, como receitas, história da comida, biografia de grandes chefs e até uma categoria especialmente dedicada a quem precisa ser ágil sem ter muita intimidade com o fogão: as receitas fáceis e rápidas.

Para você que pretende se aventurar pelo mundo gastronômico e tem pouco tempo disponível, separamos uma lista com 5 livros de receitas fáceis e rápidas. Escolha seu preferido e mãos à obra!

1. Cozinha rápida e fácil com Lorraine Pascale

Lorraine Pascale é uma ex-modelo britânica que se encontrou na cozinha. Ela trabalhou em vários restaurantes europeus de renome, já publicou alguns best-sellers com receitas e possui um programa de televisão, transmitido no Brasil pela GNT.

Sua abordagem segue a linha “cozinha sem complicações”, que fica bem evidente nesse livro. Em “Cozinha rápida e fácil”, ela traz 100 receitas simples de fazer divididas em várias categorias, como aperitivos, carnes e até vegetarianas. Além disso, as receitas contêm textos da relação de Lorraine com a comida, algo bastante inspirador para quem busca começar a se aventurar com as panelas.

Esse é um livro bem interessante para marinheiros de primeira viagem. Apesar de ser estrangeiro, os ingredientes utilizados são facilmente encontrados por aqui e as receitas, mesmo as um pouco mais complexas, não devem apresentar grandes problemas. Para quem procura sabor e praticidade, é um verdadeiro prato cheio. Vale a pena testar!

2. Receitas fáceis com quatro ingredientes

Essa é para quem realmente está com pressa ou não deseja gastar muito tempo na cozinha preparando seus pratos. Um dos livros mais populares do gênero, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos no mundo inteiro, ele foi escrito por duas autoras australianas, Kim McCosker e Rachel Bermingham, que apresentam um programa de televisão desde 2008. Mas se engana quem pensa que as duas são chefs renomadas e estreladas; elas são mães comuns, que resolveram explorar alternativas mais rápidas e baratas sem comprometer o sabor.

São mais de 300 receitas cheias de sabor em pratos para todas as refeições, do café da manhã até o jantar, com aperitivos, entradas e sobremesas. Os ingredientes são fáceis de encontrar e a metodologia utilizadas pelas autoras é bastante simples. Vale a pena experimentar!

3. 5 Ingredientes – Receitas Fáceis e Rápidas

Um dos chefs mais famosos do mundo também lançou um livro muito legal focado na simplicidade e na praticidade. Em “5 Ingredientes…”, o britânico Jamie Oliver simplificou ao máximo suas receitas para garantir a todos o prazer de cozinhar. A ideia é alcançar o máximo de sabor com o mínimo de dificuldade.

São 130 novas receitas para o dia a dia com um pouco de tudo, de massas, legumes e carnes até sobremesas, sempre em opções nutritivas e inspiradoras, que vão despertar em você a vontade de continuar cozinhando sempre e cada vez mais. A edição é caprichada, com belíssimas fotos que com certeza vão abrir seu apetite. Vale a pena experimentar!

4. 50 Receitas Fáceis e Rápidas por Palmirinha

Uma das cozinheiras mais famosas e queridas do Brasil, Palmirinha Onofre fez sucesso comandando as panelas em um conhecido programa de televisão. Nesse livro, ela ensina 50 receitas para quem busca mais rapidez e simplicidade no preparo das refeições, sempre prezando pelo sabor dos alimentos, uma das suas marcas registradas.

Além das receitas, Palmirinha também dá valiosas dicas na substituição de ingredientes, algo bastante importante para agradar gostos e driblar restrições alimentares, no planejamento do seu cardápio semanal, na organização da sua geladeira e do freezer e no planejamento da sua cozinha, etapa fundamental para todo chef, profissional ou amador, que se preze. Uma opção caseira que com certeza vai agradar os paladares mais exigentes.

5. Cozinha rápida para quem tem pressa

Em termos de rapidez, poucos livros reúnem tantas receitas práticas quanto esse, escrito por Laura Herring. São mais de 100 receitas que podem ser preparadas em, no máximo, 20 minutos, ideal para quem não pode perder muito tempo, mas também não abre mão de cozinhar suas próprias refeições.

Mas o foco na velocidade não se resume às receitas em si. A autora também fornece dicas valiosas de otimização de tempo, listando os utensílios que não podem faltar na sua cozinha e os ingredientes que todo cozinheiro que se preze deve ter na geladeira. Além disso, os preparados mais complexos são acompanhados de quadro explicativos com explicações, para garantir que tudo saia como o esperado. Não perca tempo e adicione esse livro à sua coleção!

Agora que você já conhece várias opções, que tal começar sua aventura na cozinha? Se realmente é sua primeira vez e você está pegando nas panelas primeira vez, a melhor dica que podemos dar é: tenha paciência. Cozinhar é uma atividade cheia de “manhas”, que você só vai aprender com a devida experiência. Por isso, mesmo que as coisas não saiam exatamente como você planejou, não desista. Na companhia de tantos chefs de talento, você com toda a certeza vai acabar desenvolvendo pratos deliciosos, seja para aproveitar com a família, amigos ou mesmo sozinho. Então, mãos à obra e “bon apetit”!

Fontes: Porto Editora, Lojas Americanas, Fnac, Saraiva [1,2], Revista Glamour, Amando Cozinhar, Gordelícias.