15 / mar / 2019

Outono: como aproveitar o melhor da estação

Quando falamos das estações do ano, o outono costuma ficar meio esquecido. A alta temporada é do verão, época das férias, das festas de fim de ano e do calor. Já no meio do ano, o frio aparece com o inverno e a mudança na forma de vestir atrai todas as atenções. Até a primavera, ajudada pela beleza do desabrochar das flores, costuma ter mais destaque.

Mas não se engane, o outono é uma época que tem seu estilo e charme próprios. Mais do que isso, tem um monte de coisas legais que ficam ainda melhores quando realizadas nesse clima tão característico. Nesse texto, vamos mostrar como você pode aproveitar o melhor que essa estação traz para os nossos dias!

Aproveite para tirar fotos lindas

As cores do outono são muito especiais. A folhagem das plantas adquire um tom avermelhado que traz um charme todo especial para as paisagens. A explicação científica para isso é que, com os dias mais curtos, as árvores precisam economizar energia. Elas então param de produzir clorofila, o que altera sua coloração, e começam a produzir o hormônio ácido abscísico, que se acumula e mata as células das hastes das folhas, fazendo com que elas caiam.

O resultado é que as folhas não precisam mais ser alimentadas pelas árvores, que podem usar toda a energia para se manterem aquecidas. E assim você pode tirar fotos lindas, cheias de sentimento!

Experimente as frutas da estação

Manter uma alimentação saudável é recomendável o ano todo, mas no outono esse hábito fica ainda mais gostoso. De acordo com a Associação Brasileira de Horticultura (ABH), é nessa estação que as frutas e hortaliças ficam mais saborosas para o nosso paladar, pois se beneficiam de um clima mais ameno, mas ainda ensolarado. Entre elas estão:

Abacate: além de delicioso e versátil, podendo ser usado em receitas tanto doces quanto salgadas, o abacate combate o colesterol ruim (LDL) e contribui para o aumento do colesterol bom (HDL).

Abacaxi: rico nas vitaminas A, B1 e C, ajudar a reduzir inflamações e na digestão.

Caqui: combate a formação de radicais livres graças aos seus betacarotenos.

Goiaba: frutas de baixo valor calórico, ajuda a prevenir o câncer de próstata. Rica nas vitaminas A, B1 e C.

Pera: boa para quem quer emagrecer, pois possui o açúcar levulose, que ajuda a diminuir a vontade de comer doces.

Aproveite para conhecer o Brasil no outono

A maioria das pessoas prefere viajar em dois períodos específicos, no verão e no inverno, pois existem vários lugares que se beneficiam dos dias mais quentes e ensolarados do verão ou baixas temperaturas. Mas o outono também é uma época bastante interessante para tirar aquelas merecidas férias.

O principal motivo é que, por ser a baixa temporada, os preços de passagens e estada são mais acessíveis. Mas a estação também possui outras vantagens. O clima mais ameno torna longas caminhadas mais convidativas. As manhãs mais quentes são boas para saídas e exercícios, enquanto as noites mais fresquinhas são perfeitas para um programa romântico a dois – tudo isso em um só dia.

Para você que gostou da ideia, separamos alguns destinos bastante interessantes:

Gramado:
Com as manhãs ensolaradas e o tempo mais fresco, Gramado é uma excelente escolha, com passeios privilegiados pelas belas paisagens e ótimas opções de café colonial.

Chapada Diamantina:
Um dos destinos mais belos do Brasil fica ainda melhor com o sol do outono, que traz uma iluminação especial para o Poço Encantado. Com menos chuvas e as cachoeiras mais vazias, a época é ideal para a realização e trilhas e esportes radicais.

Pantanal:
As águas baixas também deixam o Pantanal bastante interessante, facilitando o acesso às fazendas pantaneiras e possibilitando que a vida selvagem do local possa ser observada com mais facilidade.

Búzios:
O clima ameno torna os passeios de barco muito mais agradáveis. Aproveitar Búzios sem a verdadeira multidão de turistas que costuma aparecer no verão é uma experiência que vale muito a pena.

Itaúnas:
Os passeios por suas famosas dunas também ficam melhores com temperaturas mais moderadas. Atravessá-las para alcançar praias belíssimas e desertar é um programa obrigatório.

Programas em casa

O friozinho da noite acaba diminuindo a nossa vontade de sair e isso abre espaço para aqueles programas caseiros imperdíveis. Seja a dois, com os amigos, com a família ou sozinho, você pode aproveitar bastante a estação dentro de casa:

Fondue:
Fondue é um dos pratos que melhor combina com o frio e cai muito bem com qualquer tipo de companhia.

Noite de queijos e vinhos:
Que tal uma noite toda dedica à harmonização gastronômica mais famosa? Escolha alguns rótulos, queijos especiais e aproveite uma animada noite com os amigos!

Maratona de vídeos ou séries:
Um sofá e uma coberta é tudo que você precisa para uma noite de muitas emoções. Você pode aproveitar para colocar as séries em dia ou fazer maratonas temáticas de filmes, como trilogias famosas ou indicados ao Oscar.

Noite de jogos:
Na Era dos Apps, muitas pessoas acabam esquecendo do quanto os jogos de tabuleiro são divertidos e muito mais emocionantes por causa da possibilidade de interação que eles oferecem. Reúna os amigos e divirta-se!

Seja qual for o seu estilo, seu outono tem tudo para ser muito especial com essas dicas. Então, aproveite o máximo da estação e faça cada momento valer a pena!

Fontes: Portal Namu, by Kamy, Turismo, Pureviagem e ObaOba [1, 2].