05 / abr / 2019

Como piscinas podem valorizar seus ambientes externos?

Nenhuma área de lazer realmente boa está completa sem uma piscina. Ela é a expressão máxima do lazer, um convite a grandes momentos, seja para relaxamento ou diversão. Mas as piscinas também têm outras funções dentro do projeto de uma residência. Você sabia que elas podem valorizar e muito seus ambientes externos? Pois não apenas podem como existem diversas maneiras de utilizá-las com esse fim.

O ideal é que a piscina já esteja incluída no projeto antes da construção da área de lazer. Dessa forma, você pode definir melhor o funcionamento do ambiente. Mesmo assim, nada impede que ela seja colocada depois. Ainda será possível trabalhar seu uso de várias maneiras diferentes. Veja nossas sugestões para projetos que unem beleza, criatividade e funcionalidade:

Borda infinita

Uma das alternativas mais sofisticadas e que garante um efeito visual magnífico é a utilização da borda infinita. Bastante utilizada em hotéis de luxo, ela pode ficar muito interessante em uma área de lazer residencial. Se a sua casa for em uma região mais alta, fica ainda melhor.

 

Construa um deck

A construção de um deck é a solução perfeita para fazer a transição do ambiente externo para a área da piscina. Além disso, a madeira dá um toque rústico interessante, que contribui para deixar o local com um ar mais descontraído, mas sem perder a classe.

 

Utilize uma paisagem de árvores altas

Uma paisagem composta de árvores altas muda completamente sua área, deixando-a com um ar luxuoso inigualável. Existem diversos tipos de árvores que podem ser utilizados, defina sua intenção para o ambiente e faça uma boa pesquisa. Coqueiros, por exemplo, conferem um clima mais praiano.

 

Ofurô

Além de aumentar as possibilidades de lazer, a instalação de um ofurô valoriza muito sua piscina. Isso porque ele permite que você utilize sua área tanto no calor quanto no frio. Versatilidade é tudo!

 

Simule uma praia particular

Uma ideia bastante criativa – e ousada – transformar sua área de lazer em uma espécie de praia particular. Além de bastante convidativa para um mergulho, ela fica ainda mais relaxante. Para isso, utilize bastante madeira compactada na decoração, com algumas pedras bem posicionadas. A cereja do bolo são os coqueiros. Por isso, use um bom projeto paisagístico.

 

Bar molhado

Que tal levar essa atração de algumas das principais praias do país para dentro da sua casa? Um bar molhado é um diferencial perfeito para quem gosta de usar a piscina para festas com a família e os amigos. Você pode integrar a churrasqueira ao projeto, posicionando-a de um modo que o assador fique de frente para a piscina e, assim, possa interagir com os convidados.

 

Paisagismo

Um belo projeto paisagístico valoriza qualquer ambiente da sua casa. Na área de lazer, ele fica ainda mais especial. Mini coqueiros e pinheirinhos trazem um visual bastante interessante para todos os formatos de piscina, mesmo as menores.

 

Recanto zen

Já pensou ter seu próprio recanto zen para refletir e meditar? Com um bom projeto, você pode! Basta utilizar pedras brancas para a parte do chão e caprichar na escolha da vegetação. Espreguiçadeiras e poltronas também combinam bem com o conceito.

 

Integre os ambientes internos e externos

O objetivo nesse projeto é fazer com que os dois ambientes se combinem, quase como se não houvesse divisão entre eles. Para causar esse efeito, você pode utilizar portas de vidro. Se você estiver fazendo o projeto do zero e quer uma alternativa mais ousada, pode posicionar parte da piscina dentro de casa mesmo!

 

Capriche nos acessórios

Que tal ter sua própria cachoeira em casa? Planejar uma queda d’água é uma excelente maneira de valorizar suas áreas. Elas permitem o posicionamento de luzes estratégicas que as deixam ainda mais sofisticadas. Se você tiver crianças em casa, pode substituir a queda d’água por tobogãs e fazer uma área onde a diversão é o principal. E se você quiser algo bem fora do comum, pode investir em uma fogueira. Isso mesmo! A ideia é construir um espaço isolado dentro da piscina e “mandar brasa”!

 

A iluminação faz toda a diferença

Se você já tem uma piscina em casa e quer valorizar seu ambiente sem investir em projetos muito ousados, pode fazer um trabalho minucioso de iluminação. As luzes certas ajudam a criar climas e sensações diferentes, além de garantirem um efeito interessante em contato com a água, trazendo bastante classe para o espaço. Também é possível trabalhar com cores diferentes, o que permite que você consiga efeitos bastante interessantes.

 

Instale uma varanda no meio da piscina

Uma opção que com certeza vai garantir momentos incríveis e bastante relaxantes para você é a instalação de uma varanda no meio da piscina, equipada com uma mesa de centro e poltronas. Além de garantir um visual muito bonito, ela permite que você interaja com quem está dentro da água.

 

Essas são apenas algumas maneiras de valorizar sua área de lazer utilizando as piscinas. Existem muitas e muitas outras! Antes de optar por um modelo, é importante que você defina bem seu estilo e as funcionalidades que espera ter. Também é recomendado que você faça sempre uma boa pesquisa a respeito dos materiais que serão utilizados. Ter o auxílio de um profissional é essencial para um resultado satisfatório. Depois, é só caprichar no projeto e aproveitar!

Fontes: Tua Casa, 7 piscinas, Blog Plantei e Casa Claudia.