25 / jan / 2019

Prepare o cardápio perfeito para o seu verão.

O verão é a estação preferida de muitas pessoas e os motivos são bem fáceis de entender. Nada como acordar com aquele sol maravilhoso brilhando lá fora, convidando você para um dia com muita alegria e cheio de energia, seja na praia, na piscina, praticando esportes ou onde você preferir.

Mas do mesmo jeito que o verão é uma delícia, ele também exige uma série de cuidados de quem deseja aproveitar ao máximo tudo que ele tem a oferecer. E um dos mais importantes diz respeito à alimentação. Para cuidarmos bem da nossa saúde, é fundamental escolher muito bem os alimentos que consumimos.

A alimentação no verão

Mas o que muda no verão? O ponto mais importante diz respeito à hidratação. Por causa do calor, nossa transpiração aumenta consideravelmente, o que faz com que nosso corpo perca nutrientes importantes, como os sais minerais, e fique desidratado. A desidratação pode causar fadiga, dor de cabeça, tontura e outros sintomas bastante desagradáveis.

Por isso, algumas recomendações básicas de alimentação nessa época do ano incluem:

Beber bastante água e evitar longos períodos com sede.

Sucos, chás e bebidas isotônicas também são indicadas.

Consuma menos sal para evitar retenção de líquido e pressão alta.

Consuma alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras, pouco calóricos e cheios de vitaminas.

Prefira alimentos ricos em Vitamina C e Betacaroteno, que combatem os efeitos da exposição excessiva aos raios solares, como laranja, manga, mamão, cenoura, tomate, brócolis, entre outros.

Tenha cuidado dobrado com a higiene para evitar infecções. Prefira alimentos frescos ou armazenados em ambientes bem refrigerados.

E como aproveitar melhor essas dicas e preparar pratos deliciosos? É o que vamos mostrar a seguir, com algumas receitas perfeitas para curtir o verão e manter a saúde em dia ao mesmo tempo.

Cardápio de verão

Com as dicas citadas acima, o grande desafio de um bom cardápio de verão é fazer com que ele seja leve e refrescante ao mesmo tempo que mantém o sabor. Esse será nosso grande diferencial.

Saladas

Um dos personagens principais é um prato que costuma ter um papel de coadjuvante no resto do ano. Provavelmente o prato que mais combina com o verão, uma boa salada tem tudo que você precisa para manter a alimentação saudável na estação: frescor, nutrientes e sabor.

O segredo para uma boa salada é caprichar na mistura de texturas, sabores e aparência. Adicionar frutas, como manga, melancia e morango, também ajuda a dar mais sabor às receitas. Capriche na quantidade de folhas e não esqueça de adicionar uma proteína (frango, kani kama, ovo, etc.).

Carnes

Quando falamos em carnes no verão, a primeira coisa que costuma vir à mente sãos os frutos do mar. Peixes, camarões, mariscos… tudo combina muito bem com o calor e são opções leves e refrescantes para o dia a dia. A carne de frango também é uma boa opção, em versões grelhadas e temperadas com limão.

Mas isso não significa que a carne vermelha deve ficar de fora do cardápio. Ela pode ser muito bem usada em entradas, na forma de steak tartare, hackapetter ou carpaccio. Se você estiver procurando por uma carne fria para servir de prato principal, o lagarto na panela de pressão é uma boa escolha, que fica ainda mais gostosa com um molho de cebolas e pimentões.

Massas

Massas são pratos considerados pesados, mas que também podem ser preparados em versões mais leves. A principal dica é preferir as massas integrais. Por possuírem carboidratos complexos elas pesam menos no estômago, fornecem mais energia e aceleram seu metabolismo.

Para acompanhar, capriche nos legumes e verduras, como brócolis, azeitonas e tomates, que combinam muito bem com o prato. Nossa dica é acrescentar um pouco de gengibre ralado para garantir ainda mais frescos à sua receita.

Sobremesas

Vamos ser sinceros: um docinho depois das refeições cai bem em qualquer época do ano, não é verdade? No verão não é diferente. O que muda é que no nosso cardápio vamos continuar seguindo a linha de receitas leves e refrescantes. Assim, não tem como fugir do sorvete. Esse verdadeiro clássico das temperaturas alta é uma opção deliciosa, que fica ainda melhor quando feita com polpas naturais de frutas. Nessa categoria entram também os gelatos, paletas mexicanas e frozen yogurts.

Para dar uma variada, recomendamos também uma sensacional salada de frutas bem diversificada, pêssego em caldas com um pouco de creme de leite ou até mesmo uma boa e tradicional gelatina. Todas opções leves, refrescantes e cheias de sabor.

Agora que você já tem todas as recomendações e ótimas dicas para o seu cardápio de verão, vem a melhor parte: experimentar. Nessa hora, vale soltar sua criatividade ao máximo e se deixar levar pela alegria e pelo clima da estação. Afinal, o verão foi feito pra gente aproveitar!

Fontes: Casa Vogue [1,2], Vila Mulher, MdeMulher, Boa Forma, Nutrição Prática e Receitas Edu Guedes.