13 / set / 2018

Conheça as vantagens das lâmpadas LED

A tecnologia LED causou uma verdadeira revolução no setor da energia elétrica. Isso porque as lâmpadas LED são mais econômicas que as lâmpadas comuns, duram muito mais e também são mais sustentáveis, pois podem ser recicladas e não possuem metais pesados, como o mercúrio, em sua produção, o que as torna mais amigáveis ao meio ambiente.

Em um primeiro momento, pode não parecer um bom negócio equipar a casa com lâmpadas LED. Isso porque o seu custo é mais alto do que o das outras lâmpadas. Mas, uma vez que conhecemos todos os seus benefícios e a quantidade de economia que elas geram, fica fácil entender porque elas são uma opção cada vez mais utilizadas em todo o tipo de projeto de cada, jardins e apartamentos.

O LED

O LED (Light Emitting Diode) nada mais é do que um diodo emissor de luz, como o próprio nome já diz, que utiliza a energia elétrica. Hoje, ele está plenamente difundido no nosso dia a dia e pode ser encontrado nos mais diversos lugares, como apartamentos, carros, relógios, semáforos, entre outros.

O surgimento do LED

A tecnologia LED é relativamente nova, mas suas origens aconteceram há bastante tempo, mais precisamente no início do século XX, em 1907, com o trabalho do inglês Henry Round, que descobriu que materiais inorgânicos percorridos por uma corrente elétrica podiam gerar luminosidade. Damos um salto no tempo até 1921, para os laboratórios do russo Oleg Lossew que, ao observar os estudos de Henry Round, cria uma série de estudos mais detalhados sobre o assunto.Estudos esses analisados pelo físico francês Georges Destriau, considerado o pai da eletroluminescência, que acabou descobrindo a capacidade do sulfeto de zinco em emitir luz, o que chamou de “Luz de Lossew”. Com a criação do transistor, nos anos 50, estavam prontas as bases para o surgimento do LED.

Foi em 1962 que a primeira lâmpada de LED foi desenvolvida, pelas mãos do engenheiro Nick Holoniak Jr. da GE. Nessa época e nos anos seguintes, apenas três cores estavam disponíveis: vermelho, amarelo e verde, usadas principalmente para sinalizações. Foi apenas na década de 90 que o japonês Shuji Nakamura conseguiu desenvolver a cor azul no LED e, mais tarde, a branca, causando uma verdadeira revolução.

Vantagens das lâmpadas LED

Muito utilizadas nos dias de hoje, as lâmpadas LED oferecem diversas vantagens. Selecionamos aqui as principais:

Custo baixo: como você já deve saber e inclusive mencionamos no início do texto, as lâmpadas LED possuem um custo muito mais baixo para o consumidor. Mas você sabe exatamente quanto mais barata ela é? De acordo com estudos, a lâmpada LED pode representar uma economia de energia de até 80% oferecendo uma ótima capacidade luminosa. Nada mal, certo?

Maior durabilidade: outra excelente vantagem da lâmpada LED, tanto para residenciais quanto para estabelecimentos comerciais, é sua alta durabilidade. As lâmpadas incandescentes tradicionais queimam filamentos para gerar luz e, por isso, duram muito menos. O LED, pelo contrário, apenas vai enfraquecendo. Sua média de duração é de 100.000 horas funcionando, o que representa mais ou menos 11 anos consecutivos sem parar.

Baixa emissão de calor: Durante muito tempo, locais que exibiam objetos sensíveis, como museus, por exemplo, precisavam ter um cuidado especial com a iluminação. Isso porque as lâmpadas incandescentes emitem muito calor, luz infravermelha e raios UV, o que representava uma ameaça à integridade das obras. Com o LED, isso mudou. As lâmpadas LED produzem muito pouca luz infravermelha e praticamente nada de raios UV. Com isso, são muito indicadas para iluminar locais que não suportam altas temperaturas ou que possuam objetos sensíveis.

Versatilidade: as lâmpadas LED foram uma novidade recebida com muito entusiasmo pela comunidade dos arquitetos e designers de interiores. Isso porque sua natureza permite controlar a intensidade da sua luz, chamada de facho luminoso, bem como a tonalidade do seu branco, além de apresentar versões coloridas. Além disso, oferecem vários tipos de modelos, funcionalidades e se adaptam a qualquer tipo de sistema de iluminação. Então é só deixar a criatividade correr solta e aproveitar!

Sustentabilidade: em uma época na qual os recursos naturais estão cada vez mais escassos e há preocupação com o futuro das novas gerações, cuidar do meio ambiente é mais do que uma vontade, mas uma verdadeira necessidade. E a melhor opção para isso é a utilização de lâmpadas LED. Sua composição e sua capacidade de reciclagem somadas a não emissão de poluentes, baixo consumo energético e pouco desperdício de calor diminuem radicalmente seu impacto ambiental e a tornam o produto perfeito para um mundo mais consciente.

Cultivo de plantas: você sabia que o LED pode contribuir no cultivo de plantas? Isso foi comprovado pela NASA em 2012. Por emitirem pouco calor, as lâmpadas LED são excelentes aliados da fotossíntese. A capacidade de controlar o nível da emissão de luz e até as cores também contribuem para o desenvolvimento das mais variadas espécies. A cor mais indicada para estimular o crescimento das suas plantas é o azul.

Mais econômicas, sustentáveis e resistentes, as lâmpadas LED causaram uma verdadeira revolução no ramo da iluminação. Não é à toa que elas estão cada vez mais presentes em projetos arquitetônicos que procuram unir o belo ao útil. Na PROCAVE, utilizamos as lâmpadas LED constantemente em nossas obras, para garantir a você e ao meio ambiente muito mais conforto e proteção.

Fontes: Hometeka, LED Planet, Casa Abril, Elite LED, G-light, Eletro Energia.