19 / out / 2018

Um olhar sobre Itajaí

Quando falamos em Itajaí, muita gente se lembra imediatamente da “cidade do Porto”. Nada mais justo, já que ele é o segundo maior do Brasil em movimentação de containers. Mas Itajaí é muito mais do que isso. É uma cidade de vários estilos e sabores, que oferece uma variedade incrível de opções para todos os gostos.

Com cerca de 212 mil habitantes, Itajaí é uma cidade socialmente bem desenvolvida que conseguiu manter preservadas suas belezas naturais. O resultado é um lugar encantador, único e que a cada temporada traz cada vez mais visitantes dispostos a conhecer seus atrativos.

História

Itajaí é o sexto município mais populoso de Santa Catarina, possui o 2º maior PIB e uma das maiores rendas per capita do Santa Catarina. O significado do seu nome ainda não foi totalmente esclarecido pelos estudiosos. Algumas teorias dizem que se refere a Tajahy, que significa Rio dos Taiás em tupi, uma planta comestível. Outros, que é a junção das palavras itá (pedra), îara (senhor) e ‘y (água), o que significaria “água do senhor da pedra”.

Itajaí foi fundada em 15 de junho de 1860, embora sua colonização tenha começado em 1658 pelas mãos de imigrantes europeus, mais precisamente portugueses, alemães e italianos.

As praias de Itajaí 

Itajaí possui belíssimas praias, entre elas a Praia Brava, uma das mais conhecidas e procuradas pelos turistas. Ao todo são seis, cada uma com características bem particulares:

Praia Brava

A praia mais conhecida de Itajaí vem crescendo de popularidade a cada temporada e já é um dos destinos mais procurados por turistas de todo o Brasil. Com uma boa faixa de areia e um mar bastante agitado, ela é uma ótima escolha tanto para quem deseja relaxar e pegar quanto para quem procura boas ondas para surfar. Sua orla possui vários bares e restaurantes que costumam atrair muita gente jovem.

Praia dos Amores

Localizada no canto sul, no limite entre Balneário Camboriú, a Praia dos Amores é bastante indicada para um bom descanso. A prática de esportes também é comum, tanto nas areias quanto no mar. Ao seu norte fica o Morro do Careca, conhecido ponto que serve de rampa para a prática do voo livre.

Praia do Morcego

Uma praia isolada e pequena com acesso através de uma trilha que sai da Praia de Cabeçudas ou do morro do Farol boa para uma estada tranquila. Seu nome vem de uma gruta existente na praia que possui uma grande quantidade de morcegos.

Praia de Cabeçudas

Uma praia tranquila, bastante procurada por famílias e considerada uma das mais belas da região. É bastante desenvolvida, com restaurantes, hotéis e casas de praia. No pontal sul da praia, fica o Farol de Cabeçudas, que oferece uma linda visão da praia.

Praia do Jeremias

Uma praia de águas claras e bastante tranquilas, bastante indicadas para crianças, é onde fica o mirante do Bico do Papagaio.

Praia do Atalaia

Com um mar cheio de ondas, é um destino bastante procurado por surfistas.

Mercado Público

Inaugurado em 1917, o Mercado Público Municipal de Itajaí é um ótimo lugar para experimentar comidas típicas da região, frutos do mar, comprar produtos de artesanato local e ouvir apresentações musicais ao vivo. Ao lado do Mercado Público fica o Mercado de Peixe, onde se pode comprar vários tipos de pescado.

Paróquia Santíssimo Sacramento

Um dos pontos mais visitados e belos de Itajaí é a Paróquia Santíssimo Sacramento, o maior monumento artístico e cultural da cidade. Seu estilo gótico e romântico impressiona os visitantes e se tornou um dos principais cartões postais de Itajaí.

Projetada em 1940 pelo arquiteto alemão Simão Gramlich, a paróquia teve suas obras concluídas 15 anos depois, pelas mãos do padre José Locks. Seu interior também merece destaque, com ilustrações feitas pelos artistas italianos Emilio Sessa e Aldo Locatelli, sinos belos europeus e 55 vitrais com passagens bíblicas, além de esculturas e detalhes folheados a ouro.

Morro da Cruz

Um passeio que vale a pena para quem quer conhecer a cidade de Itajaí. Seu nome surgiu com a instalação de uma cruz iluminada em 1980. Lá de cima, é possível apreciar com uma visão privilegiada a bela paisagem da cidade, que contempla toda a movimentação urbana e o seu mar. A subida é grande e pode ser feita de automóvel, mas é uma boa opção para quem deseja fazer um belo exercício físico, seja a pé ou de bicicleta. Existe um restaurante no local para os visitantes.

Porto de Itajaí

O maior porto do estado e o segundo maior do Brasil em movimentação de containers, o Porto de Itajaí é um verdadeiro símbolo da cidade. Suas obras começaram em 1938, mas muito antes o local já era utilizado pelo comércio e colonizadores. Mesmo castigado pelas enchentes que assolaram o Vale do Itajaí principalmente nos anos 1980 e 2008, o porto foi reconstruído e manteve uma história de crescimento e muita movimentação de cargas. As principais mercadorias movimentadas pelo porto são madeira e derivados, veículos, tabaco, máquinas e, principalmente, frango congelado, do qual é o maior exportador do Brasil.

Além das operações de transporte de cargas, o Porto de Itajaí abriga um navio da Marinha Brasileira aberto à visitação e utilizado pelos estudantes de Oceanografia, em uma parceria com a universidade local.

Uma terra acolhedora, desenvolvida e com belezas naturais incríveis que encantam turistas de todas as partes do Brasil e do mundo. Essa é Itajaí, pequena cidade de grandes atrativos. Cada vez mais ela vem se destacando como uma das principais regiões do estado, muito por conta da sua posição estratégica para a realização de negócios.

Por conta disso, foi a região escolhida para três dos principais empreendimentos da PROCAVE:

 

Brava Home Resort: um verdadeiro clube privado particular, com luxuosas torres de apartamento e mais de 60 opções de lazer dividas por mais de 60 mil m² de área verde.

BRAVAMALL: o primeiro Mall Lifestyle da região. Um lugar onde se encontra o melhor da gastronomia, moda, educação, lazer e muito mais, oferecendo um novo jeito de experimentar o melhor da vida.

Absolute Business & Hotel: um verdadeiro marco corporativo em Itajaí, que oferece uma estrutura completa para a realização de grandes negócios, incluindo o primeiro hotel quatro estrelas da região em anexo.

Itajaí é hoje um lugar onde as coisas acontecem. Estamos esperando você lá!

Fontes: Wikipédia; TripAdvisor; TripAdvisor; Porto de Itajai; Município de Itajaí; Praias